No post anterior você definiu muito bem a base da sua empresa, vamos começar definir onde você atuará e e o que você oferecerá.
Há quem goste e há quem não goste de definir um nicho. Eu, particularmente, gosto de algo bem específico, justamente pela baixa concorrência e também pela facilidade de se tornar uma autoridade.
Por exemplo: no nicho pessoas aposentadas que querem passar seu conhecimento pela internet e não tem a mínima ideia de como começar
Importante: Você não deve vender o que você quer vender e sim o que seu cliente quer comprar. O dinheiro está nos nichos. Essa será a frase que você vai repetir algumas centenas de vezes quando tiver tentado a abranger demais sua oferta, tentando pegar vários públicos diferentes para “
vender mais”.
Entenda que vender é o
resultado de uma comunicação persuasiva e específica, ou seja, uma comunicação que fala
exatamente aquilo que está na mente da sua persona/avatar = cliente ideal ( para saber mais assista ao meu vídeo ).Daí a importância de escolher uma persona ou avatar (você verá isso nos próximos post), entender perfeitamente como é a vida dela e, a partir daí, se comunicar com ela de modo direto, falando da vida e dos problemas dela, melhor do que ela mesma.
Você só conseguirá esse efeito quando tiver escolhido um nicho, não um mercado. Esse é o principal erro que as empresas cometem:
tentar falar com mais de uma persona ao mesmo tempo.
Tentar abraçar vários
nichos no anseio de falar com mais gente. Caem no mito dos grandes números. A maioria das pequenas empresas pensam que quanto maior for a quantidade de pessoas com as quais ela vai falar, mais ela vai vender.
Essa é uma mentira que a grande mídia que vendia espaços publicitários com preços baseados em quantidade de pessoas atingidas.
Para uma pequena empresa, essa mentira é extremamente perigosa para o fluxo de caixa. É melhor ter uma taxa de conversão de 10% sobre 100 mil pessoas do que de 0,001% sobre 10 milhões de pessoas.
Você só conseguirá isso sendo específico para essas 10 mil pessoas, e assim, tendo uma comunicação muito mais eficaz do que a empresa que tenta vender para 10 milhões de pessoas.
Então escolha um
nicho e domine esse nicho antes de passar para outro ou querer se comunicar com mais de um de uma única vez.
Na internet, em que todos estão a um clique de distância, e no Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, qualquer nicho é um mercado de massa. O número de mulheres que jogam squash na sua cidade pode não ser muito grande, mas no Brasil é enorme.
Quando você se comunica de maneira bem específica com um determinado público, você se torna o mais eficaz na sua comunicação, o que aumenta muito sua taxa de conversão e faz com que você se torne a referência para essas pessoas. O dinheiro está no
nichos. Guarde isso e avance de nicho em nicho, desde que o primeiro já tenha dado certo.
Lembre-se: Não existe nicho certo ou nicho errado, o que existe é nicho pouco lucrativo ou nicho muito lucrativo. Você vai aprender com a prática a detectar os melhores.
NICHO= Uma quantidade de pessoas específicas com problemas específicos.
}
Veja a lista dos TOP 10 nichos mais rentáveis: - Marketing e Empreendedorismo
- Saúde;
- Fitness;
- Viagens Baratas;
- Hobbies;
- Moda e Beleza;
- Automóveis;
- Desenvolvimento Pessoal;
- Finanças;
- Esportes;
- Alimentação;
- Sedução;
- Terapias.
Atenção: Caso seu nicho não estiver acima, não quer dizer que não é bom e não vende. Lembre-se o Brasil é um mercado com 200 milhões de habitantes.
Abaixo um exercício
SIMPLES para você aplicar …
Qual nicho você atuará? ________________________________________________________________________________________________________
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Qual nicho você não atuará?______________________________________________________________________________________________________
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Sugestão de Leitura: Entendendo Michael Porter - Joan MagrettaEntendendo Michael Porter é o primeiro resumo conciso e de fácil compreensão do pensamento revolucionário de Porter. O livro mostra como as ideias de um dos mais importantes pensadores de estratégia são atemporais e nunca perderam sua relevância e atualidade. Ainda que o mundo empresarial tenha tido acesso a novas ideias sobre negócios, o livro de Magretta deixa claro que os conceitos apresentados por Porter continuam essenciais para o dia a dia de quem busca o sucesso de uma organização.
Batalha pela sua mente- Al Ries Link Resumo do livro em PDF http://bit.ly/Posicionament_ABatalhaPelaSuaMenteAs 22 Leis Imutáveis do Marketing - Al RiesLink Resumo do livro onlinehttp://www.resumido.com/br/livro.php/126Esses livros vão mostrar para você esse inicio de negócio. Para você entender nichos, como você se posicionar no mercado e como você se tornar a melhor solução para um pequeno grupo de pessoas e torna os concorrentes irrelevantes para aquele grupo de pessoas.E se gostou me dá um oi!!!
Beijos