Como planejar o ano novo. O Melhor ano de todos!
Muita gente já percebeu que usar a internet para alavancar os negócios é a melhor forma, mas muitos não sabem que para ter sucesso tem que ter um MAPA que vai te dar rumo para chegar lá.
A melhor forma é você montar o seu Plano de Negócio e Comunicação. E o que é e para que serve? Calma. Sei que só o nome já assusta, mas o Plano de Negócios não é um bicho de sete cabeças. Ele nada mais é do que a
descrição, por escrito, de seu negócio, nicho, riscos, produtos e serviços, clientes, fornecedores, concorrentes, estratégias de marketing, plano financeiro e todos os demais itens que ajudarão você a analisar se o seu negócio está no caminho certo. Quero te ajudar a criar o seu plano de negócios, leia até o final deste artigo que te mostro como você pode montar o seu plano de negócio e comunicação de forma descomplicada e fácil.
Pense em quando você vai viajar: você pensar e decidir para aonde vai, porque ir para lá, em qual data é melhor, como você irá, quem irá te acompanhar, quanto dinheiro levar e muitas outras coisas.
Se para uma simples viagem, precisamos planejar tantas coisas e construí-las pouco a pouco, imagina para abrir o próprio negócio. O Plano de Negócios é o seu guia, mostrando como você irá determinar cada ponto do seu empreendimento para chegar ao seu destino:
o sucesso!Teoria e prática devem andar lado da lado. Comece a trabalhar e vá construindo o plano ao mesmo tempo. A prática é tão importante quanto a teoria.
Coletando informaçõesQuanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano. Portanto, colete todas as informações que encontrar sobre o setor: em jornais, na internet, rádios, revistas, associações, prefeituras, feiras, cursos, colegas de trabalho, pessoas que já trabalham neste ramo, clientes e fornecedores.
Anote em um só lugar, em um caderno, por exemplo, todas as informações que você encontrar. Assim você conseguirá se organizar, não perderá nada importante e será mais fácil consultar sempre que precisar.
Abaixo segue um resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão seus principais clientes
Uma atividade muito importante de se fazer é o "
Círculo de Ouro".Por que fazer (a causa) : Muitos empreendedores e empresas sabem o que querem fazer e como, mas não sabem o
porquê o fazem. Este por que, não é dinheiro.
Lucrar é o resultado. Aqui você deve pensar no motivo pelo qual o seu negócio existe, porque foi criada, qual seu propósito, aquilo que você acredita que seja a razão da sua existência.
Se você não sabe por que faz as coisas, como conquistará as pessoas?
Como fazer (a maneira) : as pessoas sabem
como fazem o que fazem. Os “comos” quase sempre são estabelecidos para explicar como algo é diferente, ou melhor.
O que fazer (produto ou serviço) : cada um de nós
sabe o que faz no seu dia a dia. Pode ser a fabricação de um produto ou a entrega de um serviço. Os “o quês” são fáceis de identificar.
Missão, Visão e ValoresQualquer empreendimento, seja ela grande ou pequena, deve definir sua Missão, Visão e Valores, que servem para decidir sua direção estratégica.
Este trio permite que a empreendedor (a) reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro do negócio.
Entenda o que cada um significa:
Crie a Missão, Visão e Valores de seu empreendimento e trace um direcionamento para o seu negócio.
O ano já começou e está na hora de fazer acontecer.
Quero te convidar conhecer o Mini Curso Como Montar o Plano de Negócio e Comunicação para você começar já o nível do seu negócio! Veja abaixo em mais detalhes.
Espero tem ajudado a desmistificar a construção de um Plano de Negócios. Ainda tem dúvidas? mande uma mensagem que eu te ajudarei!
Referências:
http://consuladodamulher.org.brhttp://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/mochileiro...http://blog.andrefaria.com/como-grandes-lideres-in...http://www.sebraesp.com.br/index.php/component/con...