Você sabe Vender Sem Vender?

Vender é um dos assuntos que mais "apavora" quem quer produzir cursos online. Geralmente, não somos vendedores de carreira -- sem contar as inúmeras crenças limitantes que temos em relação a vendas.

Esse texto é para quem está pensando em vender cursos online.... e ai você já está com seu curo todo pronto. Já gerou lista, está com uma audiência solidificada, já leu um monte de artigos, assistiu um monte de vídeos, livros sobre vendas do que consegue se lembrar - e ai está tudo pronto para 'entrar em campo" e começar a vender.

Pois está com tudo o que precisa, certo?

ERRADO

Não, não sou uma maluca que quer contrariar a ordem natural das coisas no mundo dos negócios, onde o processo de venda, desde que mundo e mundo, é formado pelo cálculo PRODUTO + CLIENTE = VENDA.

Na verdade se você levar em conta SÓ isso, tem uma probabilidade imensa de deixa de ganhar muitos clientes no caminho.

Tem uma frase gravada em um vaso que está no Museu de Ancara, na Turquia, que é de 150 a.C. que diz o seguinte:

“Se você tem o coração puro e sabe como um objeto pode ajudar os outros, conte para as pessoas como esse objeto vai ajudá-las. Elas vão ficar tão gratas que vão até pagar por isso”.

Mas Valeria, quer dizer que se eu não for “santo, puro e inocente” não vou vender?

Não é isso! Seria maravilhoso se fossemos tão perfeitos assim, né? Mas não é necessariamente isso que a frase quer dizer – e definitivamente adentrar seu passado, seus erros e acertos de sua vida pessoal, por exemplo, não é o foco do texto!

Então o você quer dizer um ‘coração puro’?

A resposta é mais simples do que você possa imaginar.

Ter um coração puro neste panorama, significa que você se preocupa em desenvolver seu trabalho na internet – pensando antes de tudo em como pode impactar a vida das pessoas através do produto que oferece.

Não se trata de ACHAR que seu produto fará a diferença, e sim, de SABER que aquilo que você está oferecendo, de fato é necessário e levará seu cliente para o próximo nível da jornada dele.

O sucesso - sustentável e escalável - das vendas online, seja do seu produto, serviço ou conhecimento, está diretamente ligado ao tamanho da transformação que ele proporciona.

É comum encontrar pessoas que se dedicam a criar e vender algo, somente pensando em ficar rico. Se esse for seu caso, sugiro que repense, pois essa mentalidade fará com que sua jornada se torne penosa, com retorno muito abaixo do que deseja, a longo prazo. Você precisa conhecer, acreditar no que faz e no que isso pode fazer pelo mundo.

O dinheiro é importante sim, mas como já mencionei antes, ele é uma consequência do equilibro de vários fatores, que começam com o seu Porque, passam por seu mindset e dedicação em desenvolver o melhor produto/serviço ou curso de que é capaz, ATÉ finalmente chegar ao retorno financeiro merecido.

Vender é sinônimo de manipular? Será que é verdade?

Se encontramos muitas pessoas que vendem pensando apenas em ganhar dinheiro, o oposto também é verdadade.

Aqui estou falando das pessoas que fogem das vendas.

E as desculpas são muitas: “não gosto”, “não sei”, “não sou bom”, “sou tímido”, “sinto que estou enganando/forçando/manipulando as pessoas” e por ai vai...

Agora vou ser muito transparente. Se você já tem a paixão pelo que faz e sabe que seu produto, serviço ou curso, pode fazer a diferença na vida de quem adquirir, deixar os “medos” relacionados a venda te impedirem ou atrasarem para entrar em ação, é um tremendo ato egoísta.

E se você ficar com seu conhecimento guardado somente para você, realmente está privando o mundo de algo espetacular – E qual o que benefício que terá com isso ?

É importante ter clareza, que existe uma diferença enorme entre manipulação e persuasão e colocar em prática atitudes que colaborem para erradicar esse medo, definitivamente.


A essência do marketing digital é vender pela internet

Você se identificou com o perfil da pessoa que foge de vender? Então tenho uma excelente notícia para você!

Embora vendas sejam vendas, em negócios online ou presenciais, vender pela internet elimina boa parte dos obstáculos que geralmente são responsáveis pelo famoso frio na barriga ao oferecer um produto a alguém.


Isso é possível, pois o fato de você não estar diretamente cara a cara com seu cliente em todos os momentos em que for vender, pode se tornar um aliado para que você supere seus receios com relação a vendas, criando um mindset de sucesso com relação a isso.


Pense comigo... A menos que você opte por realizar vendas através de webinários ( aulas) ao vivo, qualquer outra forma que você escolha para realizar sua oferta, envolve um material planejado e gravado com antecedência, que te oferece a oportunidade de pausar, analisar, refazer ou reformular sua oferta, sempre que necessário.

Essa maratona é um excelente meio de exercitar a conversa com a câmera e ter ainda mais intimidade com a sua fala, seu produto e sua oferta.


Assim, quando acontecerem aqueles momentos onde é indispensável que você fale diretamente com seu cliente – acredite, é bem difícil escapar disso, mesmo no mercado digital – ainda que separados por uma tela e talvez, milhares de quilômetros, você já estará muito mais seguro sobre o que está fazendo e onde esse momento específico pode te levar.


Não podemos esquecer do principal: Ter um negócio online significa também que você está vendendo CONSTANTEMENTE, mesmo quando não estiver fazendo oficialmente uma oferta oficialmente.


A relação que você constrói com sua audiência, é sua principal alavanca de vendas e isso está presente o tempo todo – nos textos que publica, na identidade visual de sua marca, no que compartilha em suas redes sociais, no modo como se expressa com sua lista, ou com aqueles seguidores e potenciais clientes que te procuram pelos canais de mensagem direta.


Eu poderia fazer uma lista imensa sobre todas as coisas que você faz dentro do seu negócio online que representam formas de vender quando você não está de fato vendendo...

Mas o item essencial, sem dúvida é falar sobre o que você faz com clareza! Essa é a forma mais especial de vender pela internet, pois quando você tem clareza sobre seu produto, serviço e curso, seu negócio e principalmente, sobre seu cliente, tudo o que fizer, desde um simples post no Facebook, até a oferta dentro de uma Copy, irá refletir isso, e sem dúvidas, vender por você.


Minha dica hoje para você é ‘tripla’:

1. Conheça profundamente o seu cliente

2. Demonstre isso no dia a dia do seu negócio

3. Esqueça a tarja de vendedor


Tenha a certeza de que você é aquela pessoa que dá acesso a transformação que outras pessoas almejam, independente da área e do nicho que atua.