Em todo o seu processo de vendas - tanto online como ofline - você tem que pensar que o seu cliente está num funil. A maioria dos empreendedores só se foca em vender diretamente e por isso não consegue bons resultados.
O marketing é mais do que um processo de vendas: é um processo de ligação que acontece entre você e o seu cliente. Uma boa ideia é seguir o funil de AARRR.
Veja quais são os passos desse funil:
Passo 1: ATRAIR (Visitantes)
Tal como o próprio nome indica, o objetivo deste primeiro passo é atrair o máximo de pessoas qualificadas para o topo do funil. Isso pode ser feito com campanhas no Facebook Ads, Instagram Ads, Blog, Vídeos, Webinários, Iscas Digitais ( E-book, Mini Curso, etc), campanha do WhatsApp.
Passo 2: Converter ( Oportunidades)
Aqui é o momento em que o usuário faz alguma ação (CTA). Isso pode significar baixar um ebook, visitar o seu site ou simplesmente ver um vídeo seu, responder um formulário, se cadastrar na sua lista ( landing page), Chat, Telefone ou WhatsApp
Passo 3: Fechar ( Clientes)
Neste ponto as pessoas passam a seguir o seu trabalho de forma constante. Elas passam a acompanhar o seu conteúdo e tornam-se numa base de fãs apaixonadas pelo seu trabalho.Você enviará e-maisl, newsletters e marcará reuniões e webinários.
Passo 4:Fidelizar ( Clientes)
É aqui que você começa a fazer dinheiro.
Depois de captar a atenção do cliente, de fazê-lo consumir o conteúdo e voltar, está na hora de vender algo para ele. Você pode fazer programa de fidelidade, eventos, clubes de assinatura e eventos ao vivo.
Passo 5: Depoimentos
Quando você tem um bom produto, o passo final deve ser aquele em que os seus clientes passam a recomendar aquilo que você vende. É o momento em que eles passam a ser autênticose serão os embaixadores da sua marca. Assim, você vai vender sem vender!
Quando definir a sua estratégia de marketing, pense nela do ponto de vista do funil ACFF. Garanto que vai melhorar os seus resultados.